Consignação do IRS e IVA em 2021

A entrega da Declaração de IRS em 2021 referente aos rendimentos de 2020, realiza-se no período de 1 de abril a 30 de junho.

De forma simples e sem qualquer custo para si, pode ajudar o Centro Juvenil de Campanhã ao consignar 0,5% do IRS quando preencher a sua Declaração de IRS. Para que possamos alcançar o maior número de pessoas possível, solicitamos encarecidamente que partilhe com os seus familiares e amigos para que, também eles consignem 0,5% do seu IRS à nossa Instituição.

 

 

O que é a Consignação de 0,5% do IRS?

Consiste em doar 0,5% do IRS liquidado (imposto cobrado pelo Estado) a uma entidade elegível para esse efeito, como o Centro Juvenil de Campanhã.
Ou seja, 0,5% do IRS liquidado deixa de ir para o Estado e é diretamente encaminhado para a nossa Instituição.
Isto não implica qualquer encargo para si, não recebe menos reembolso nem tem de entregar mais imposto. Assim, pode apoiar o Centro Juvenil de Campanhã sem qualquer custo.

 

E o que é a Consignação do Benefício de 15% do IVA suportado?

Caso pretenda reforçar o seu apoio à nossa Instituição, para além da consignação do IRS, pode consignar 15% do IVA suportado pela exigência de fatura. Neste caso, ao consignar o IVA alterará o valor de imposto a pagar ou o reembolso a receber, consoante o caso. Deixa de beneficiar da dedução do IVA suportado, sendo encaminhado para a nossa Instituição.

 

Como fazer?

Para isso, quando preencher a sua declaração de IRS, basta:

  • Aceder ao Quadro 11
  • Selecionar o campo 1101
  • Colocar no campo NIF 501 275 983
  • Selecionar o campo IRS para consignar 0.5% do IRS (sem qualquer custo para si)
  • Selecionar o campo IVA para consignar 15% do IVA (com alteração do seu valor a pagar ou a receber)