Respostas Sociais
Home Respostas Sociais

CAR / UE / CAT

CAR / UE / CAT

Casa de Acolhimento Residencial

Unidade de Emergência

Centro de Acolhimento Temporário

 

 

No respeito pelos direitos da criança e do jovem, estas respostas sociais visam a prestação de cuidados e uma adequada satisfação das necessidades físicas, psíquicas, emocionais, educacionais e sociais das crianças e dos jovens em acolhimento residencial.

Pretende-se que neste contexto, as mesmas estabeleçam laços afetivos, seguros e estáveis, fatores determinantes para uma estruturação e desenvolvimento harmonioso da sua personalidade, minimizando o dano emocional resultante da exposição a situações de perigo, como sejam a negligência e maltrato familiar, os problemas de comportamento, o envolvimento em comportamentos de risco, o absentismo escolar, entre outros.

Ao longo do período de acolhimento, para além da criação de condições que favoreçam a construção da sua identidade e integração da sua história de vida, pretende-se que adquiram e desenvolvam competências de valorização pessoal, social, escolar e profissional tendo em vista a sua progressiva autonomização e uma plena integração social.

Privilegiando-se o meio natural de vida da criança ou do jovem, é também promovida a aquisição e o reforço das competências dos pais e mãe e ou detentores do exercício das responsabilidades parentais, no respeito pelo superior interesse da criança e do jovem, para que possam, nas melhores condições, exercer o seu papel.

Nestes termos, o trabalho é desenvolvido por equipas devidamente habilitadas e aptas a dar resposta a problemáticas e necessidades de intervenção específicas, que lhes garantam cuidados permanentes e de qualidade.