Respostas Sociais
Home Respostas Sociais

CAR/UE Pólo de Vila do Conde

CAR/UE Pólo de Vila do Conde

“Na sociedade atual é cada vez mais urgente que o acolhimento das crianças e jovens vise a sua proteção do sistema social segregário, incluindo-as, contendo-as, aceitando-as, e oferecendo-lhes uma alternativa à desordem na construção das suas identidades, como forma de atingir os seus objetivos.

A educação deixou de se conceber como concisa e estática, propondo um dinamismo potenciador de uma descoberta constante do “eu”, das competências, das necessidades, da valorização do ser humano e uma corresponsabilidade na construção do seu futuro.

 

A Casa de Acolhimento Centro Juvenil de Campanhã – Pólo de Vila do Conde, assenta numa abordagem terapêutica e educativa que promove uma liberdade responsabilizada, potenciando, pela construção de relações de confiança e securizantes o “saber ser”, o “saber querer” e o “saber fazer”, numa perspetiva de cooperação e construção conjunta. O objetivo primordial assenta na promoção dos direitos e a proteção de crianças e jovens que se encontrem em situação de risco e ou perigo, garantindo o seu bem-estar e desenvolvimento integral.”