Respostas Sociais

Creche

A Creche do Centro Juvenil de Campanhã é uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, com um protocolo celebrado com a Segurança Social para 45 crianças dos 3 meses até 3 anos.

 

A EQUIPA PEDAGÓGICA

A Creche do Centro juvenil de Campanhã encara cada criança como um ser único. Uma equipa pedagógica especializada acompanha a criança proporcionando o desenvolvimento de diversas competências. Existe um trabalho individualizado, uma vez que cada bebé/criança tem o seu ritmo, deste modo, a equipa pedagógica encontra-se em permanente atualização e formação.

 

O ESPAÇO

O espaço é organizado de uma forma cuidada e os materiais são cuidadosamente escolhidos, atendendo a critérios de segurança, qualidade e função lúdica. O contacto com o chão é valorizado, sendo os tapetes sensoriais muito explorados.

 

AS ATIVIDADES

As atividades são planificadas de uma forma refletida, flexível e holística, para permitir o desenvolvimento das competências linguísticas, motora e expressivas. Para a difusão das atividades, privilegiamos o desenvolvimento das suas habilidades sensoriais através de múltiplas atividades de aprendizagem autónoma e em parceria com o adulto.

Espaço de tranquilidade e ternura. O ponto inicial do caminho. O despertar do Sentir e da vida – caminho de ações e interações. Ligação afetiva com o adulto, segurança, bem-estar e primeiras emoções; o ser humano nasce com uma predisposição para a ação, para o desenvolvimento e para a aprendizagem.

Sala do primeiro ano

Promover a socialização da criança e fomentar a sua autonomia; ajudar a criança a tomar consciência de si e do outro; proporcionar à criança o contato com novas situações e materiais.

Sala do segundo ano

Promover a socialização; desenvolver a expressão corporal; desenvolver a capacidade de atenção e memorização auditiva; familiarizar com o código escrito através do registo em grupo e individual; desenvolver a linguagem; conhecer-se a si e ao outro.

1. Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
2. Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;
3. Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades especificas de cada criança;
4. Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco da criança, assegurando o encaminhamento mais adequado;
5. Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva.

Para alcançar os seus objetivos de desenvolvimento integral das crianças, a Creche atenderá, de modo específico, as áreas do desenvolvimento global, designadamente:
• Desenvolvimento motor;
• Desenvolvimento cognitivo;
• Desenvolvimento pessoal e social;
• Pensamento criativo.