Respostas Sociais
Casa Respostas Sociais

Pré-escolar

Pré-escolar

A resposta social Pré-escolar está vocacionada para o desenvolvimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.

O Pré-Escolar está organizado em duas componentes, uma educativa e outra de apoio à família, é um espaço educativo, pensado e organizado em função da criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem. É um local onde a criança convive com outras crianças, onde realiza atividades variadas, sozinha e em grupo, fazendo aprendizagens importantes, partilhando e trocando saberes, desenvolvendo um espírito democrático para melhor aprender e conhecer o mundo que a rodeia.

 

Equipa Educativa

É constituída por corpo docente e não docente qualificado, competente e motivado, desenvolvendo práticas pedagógicas assentes na qualidade.

 

Espaço

O espaço é organizado de uma forma flexível, promove a todas as crianças bem-estar, autonomia e independência. O ambiente educativo é visto segundo uma perspetiva sistémica e ecológica. Perspetiva essa que assenta no pressuposto de que o desenvolvimento é um processo dinâmico de relação com o meio, onde o indivíduo influencia o meio ao mesmo tempo em que é influenciado por este. Todas elas representam o suporte do desenvolvimento curricular e são determinantes para as aprendizagens e conquistas das crianças. As formas de interação, os materiais e a distribuição do tempo influenciam as suas escolhas, o que as crianças fazem e o que aprendem.

 

Atividades

No pré-escolar, valorizamos os processos das crianças, o seu percurso, as suas
conquistas. Trata-se de uma avaliação participada, para a qual contribuem distintos atores: a criança, os pais e o educador.
A rotina diária prevê tempos de trabalho individual, de jogo espontâneo, bem como em grande grupo e um tempo de interação e de partilha de saberes. O período de planificação é realizado semanalmente indo de encontro aos interesses e necessidades das crianças.
A metodologia de projeto constituiu o nosso modelo pedagógico por excelência,
porém, na nossa prática também nos baseamos nos modelos High-Scope, Reggio Emilia, e método Montessori.

Sala do terceiro ano

Adquirir uma maior coordenação e controle dinâmico do corpo; promover a integração do grupo dando a conhecer às crianças a existência de determinadas regras e normas sociais. Sensibilizar a criança para o mundo sonoro que a rodeia, levando-a a exprimir através da música, teatro e dança, sentimentos e emoções.

Sala do quarto ano

Promover a autonomia e autoestima da criança; descobrir as potencialidades motoras das diferentes partes do corpo; levar a criança a vivenciar diferentes papéis sociais; desenvolver competências de leitura e escrita.

Sala do quinto ano

Identificar os seus próprios sentimentos, necessidades e emoções e saber comunicá-los aos outros, bem como identificar e respeitar os outros; valorizar a importância do meio ambiente, e da sua qualidade para a vida humana, mostrando atitudes de respeito e cuidado, intervindo na medida das suas possibilidades; utilizar as possibilidades de representação matemática, para descrever alguns objetos e situações do meio envolvente, suas caraterísticas e propriedades.

De acordo com as orientações curriculares do Ministério da Educação, os objetivos
serão desenvolvidos nas seguintes áreas de conteúdos:
1. Área de Formação Pessoal e Social
2. Área de expressão e comunicação
3. Domínio da Educação Física
4. Domínio da Educação Artística
5. Subdomínio das Artes Visuais
6. Subdomínio do Jogo Dramático/Teatro
7. Subdomínio da Música
8. Subdomínio da Dança
9. Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
10. Domínio da Matemática
11. Área do Conhecimento do Mundo