Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Leia em "O Centro > Transparência > Política de privacidade"
  • feup-premio.jpg
  • ea.jpg
  • db.jpg
  • cb.jpg
  • ab.jpg

Aniversário do Centro Juvenil de Campanhã

209 anos em prol da sociedade!
 
O Centro Juvenil de Campanhã – Seminário dos Meninos Desamparados, Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada na cidade do Porto, em 6 de janeiro de 1814 e considerada de utilidade pública nos termos de Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, e
das leis em vigor, é uma associação de solidariedade social inscrita na Direção Geral da Segurança Social sob o nº 73/83, de 28 de dezembro.
O Centro tem como objetivo principal a promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, nomeadamente no domínio do apoio à infância e juventude, incluído as crianças e jovens em perigo, abrangendo a população infantil e juvenil de todo o país, bem como dos países de língua oficial portuguesa, bem como a promoção de outras respostas sociais relativas às dificuldades sociais atuais dos idosos, numa perspetiva de solidariedade social.
 
A História
Quando em 29 de março de 1809, o exército francês, sob o comando do Marechal Soult, invadiu pela segunda vez o país e chegou ao Porto, deu-se a tragédia da Ponte das Barcas, em que milhares de portuenses ficaram sepultados nas águas do Douro.
 
O Padre José de Oliveira, para recolher as crianças que nela perderam os pais, fundou oficialmente a 6 de janeiro de 1814, o Seminário dos Meninos Desamparados. Ao longo dos anos, com o crescimento da obra, esta instalou-se em diversos espaços até ao atual espaço doado pelo benfeitor Luís António Gonçalves de Lima, onde se fixou – Casa e Quinta do Pinheiro de Campanhã.
 
É um dos seus mais representativos ex-Libris e uma das principais Instituições Particulares de Solidariedade Social do país, que nasceu à sombra e pela mão da Igreja.
 
Ao longo dos anos a Instituição teve diversas denominações, tal como se detalha:
- em 24 de novembro de 1967 | Internato Juvenil de Campanhã;
- em 15 de junho de 1982 | Internato Juvenil Padre José de Oliveira;
- em 20 de novembro de 1986 | Centro Juvenil de Campanhã, por escritura pública;
- em 1998 | Centro Juvenil de Campanhã – Seminário dos Meninos Desamparados.
 
Missão, Visão e Valores
O Centro Juvenil de Campanhã – Seminário dos Meninos Desamparados, tem como missão a promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, nomeadamente no domínio do apoio à infância e juventude, incluído as crianças e jovens em perigo, abrangendo todo o território nacional.
 
Com uma visão estratégica na prossecução dos objetivos primordiais - área social, focamos diariamente os nossos esforços numa base de melhoria contínua de forma a posicionar a Instituição no patamar de referência a nível nacional com uma notoriedade forte e credível, prestando serviços individualizados e humanizados de qualidade, procurando responder às necessidades e expetativas dos utentes, famílias e comunidade.
 
Os valores são a essência de qualquer Associação. Para nós a solidariedade como propósito da existência da Instituição, espírito de equipa, afetividade, profissionalismo, qualidade, transparência, respeito, equidade e dignidade são o compromisso basilar da nossa Instituição.
 
 
O Centro Juvenil de Campanhã - Seminário dos Meninos Desamparados é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1814
 
 
O Estabelecimento de Educação Pré-Escolar é apoiado pelo Ministério da Educação
 
 
Subscreva a nossa newsletter
 
 
Visite a nossa página no facebook