Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Leia em "O Centro > Transparência > Política de privacidade"
  • a_edificio.jpg
  • b_img_topo-1024x223.jpg
  • c_salape.jpg

Pré-Escolar

O Estabelecimento de Educação Pré-Escolar do Centro Juvenil de Campanhã está vocacionada para o desenvolvimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1º ciclo. Criada com o objetivo de proporcionar às crianças um desenvolvimento saudável, estimulando e promovendo o rendimento máximo de todas as potencialidades da sua personalidade, em vista a um enriquecimento cada vez maior da pessoa humana, procura-se igualmente, através deste estabelecimento, sensibilizar cada vez mais as famílias e responsabilizá-las para os problemas fundamentais do desenvolvimento integral da criança.
 
A EQUIPA EDUCATIVA
É constituída por corpo docente e não docente qualificado, competente e motivado, desenvolvendo práticas pedagógicas assentes na qualidade.
 
ESPAÇO
O espaço é organizado de uma forma flexível, promove a todas as crianças bem-estar, autonomia e independência. O ambiente educativo é visto segundo uma perspetiva sistémica e ecológica, perspetiva essa que assenta no pressuposto de que o desenvolvimento é um processo dinâmico de relação com o meio, onde o indivíduo influencia o meio ao mesmo tempo em que é influenciado por este. Todas elas representam o suporte do desenvolvimento curricular e são determinantes para as aprendizagens e conquistas das crianças. As formas de interação, os materiais e a distribuição do tempo influenciam as suas escolhas, o que as crianças fazem e o que aprendem.
 
ATIVIDADES
No pré-escolar, valorizamos os processos das crianças, o seu percurso, as suas conquistas. Trata-se de uma avaliação participada, para a qual contribuem distintos atores: a criança, os pais e o educador.
A rotina diária prevê tempos de trabalho individual, de jogo espontâneo, bem como em grande grupo e um tempo de interação e de partilha de saberes. O período de planificação é realizado semanalmente indo de encontro aos interesses e necessidades das crianças.
A metodologia de projeto constituiu o nosso modelo pedagógico por excelência, porém, na nossa prática também nos baseamos nos modelos High-Scope, Reggio Emilia, e método Montessori.
 
AS NOSSAS SALAS
Terceiro ano: Adquirir uma maior coordenação e controle dinâmico do corpo; promover a integração do grupo dando a conhecer às crianças a existência de determinadas regras e normas sociais. Sensibilizar a criança para o mundo sonoro que a rodeia, levando-a a exprimir através da música, teatro e dança, sentimentos e emoções.
 
Quarto/quinto ano: Promover a autonomia e autoestima da criança; descobrir as potencialidades motoras das diferentes partes do corpo; levar a criança a vivenciar diferentes papéis sociais; desenvolver competências de leitura e escrita. Identificar os seus próprios sentimentos, necessidades e emoções e saber comunicá-los aos outros, bem como identificar e respeitar os outros; valorizar a importância do meio ambiente, e da sua qualidade para a vida humana, mostrando atitudes de respeito e cuidado, intervindo na medida das suas possibilidades; utilizar as possibilidades de representação matemática, para descrever alguns objetos e situações do meio envolvente, suas caraterísticas e propriedades.
 
CRECHE / PRÉ-ESCOLAR

Pré-Inscrição 2022/2023
Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

1. SALA A FREQUENTAR

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA

3. DADOS DE FILIAÇÃO

4. ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

5. CRIANÇA A CARGO DE

6. COMPOSIÇÃO DO AGREGADO FAMILIAR | identificação das pessoas que residem com a criança

7. OUTROS DADOS

8. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Dando cumprimento à Norma 7ª do Regulamento Interno que estabelece os critérios de prioridade na admissão, o preenchimento desta informação reveste caráter de extrema importância na análise da sua candidatura.
Informação financeira do agregado familiar

9. RESPONSÁVEL PELO PREENCHIMENTO

10. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Dando cumprimento ao Regulamento Geral de Proteção de Dados – Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 - informamos que os dados constantes neste impresso, bem como todos os outros documentos entregues na sequência deste processo, destinam-se a tratamento interno por parte do Centro Juvenil de Campanhã – Seminário dos Meninos Desamparados para a execução de um contrato de prestação de serviços e no âmbito de diligências pré-contratuais, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 6º do referido Regulamento. O titular dos dados ou o seu representante legal têm acesso permanente aos mesmos, podendo retificá-los, limitá-los, apagá-los e à sua portabilidade, podendo ainda opor-se ao seu tratamento. Sempre que o titular dos dados considere terem sido violados os direitos que dispõe nos termos da lei de proteção de dados pessoais poderá apresentar reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
 
O Centro Juvenil de Campanhã - Seminário dos Meninos Desamparados é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1814
 
 
O Estabelecimento de Educação Pré-Escolar é apoiado pelo Ministério da Educação
 
 
Subscreva a nossa newsletter
 
 
Visite a nossa página no facebook