Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Leia em "O Centro > Transparência > Política de privacidade"
  • a_edificio.jpg
  • b_img_topo-1024x223.jpg
  • c_salape.jpg

Pré-Escolar

O Estabelecimento de Educação Pré-Escolar do Centro Juvenil de Campanhã está vocacionada para o desenvolvimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1º ciclo. Criada com o objetivo de proporcionar às crianças um desenvolvimento saudável, estimulando e promovendo o rendimento máximo de todas as potencialidades da sua personalidade, em vista a um enriquecimento cada vez maior da pessoa humana, procura-se igualmente, através deste estabelecimento, sensibilizar cada vez mais as famílias e responsabilizá-las para os problemas fundamentais do desenvolvimento integral da criança.
 
A EQUIPA EDUCATIVA
É constituída por corpo docente e não docente qualificado, competente e motivado, desenvolvendo práticas pedagógicas assentes na qualidade.
 
ESPAÇO
O espaço é organizado de uma forma flexível, promove a todas as crianças bem-estar, autonomia e independência. O ambiente educativo é visto segundo uma perspetiva sistémica e ecológica, perspetiva essa que assenta no pressuposto de que o desenvolvimento é um processo dinâmico de relação com o meio, onde o indivíduo influencia o meio ao mesmo tempo em que é influenciado por este. Todas elas representam o suporte do desenvolvimento curricular e são determinantes para as aprendizagens e conquistas das crianças. As formas de interação, os materiais e a distribuição do tempo influenciam as suas escolhas, o que as crianças fazem e o que aprendem.
 
ATIVIDADES
No pré-escolar, valorizamos os processos das crianças, o seu percurso, as suas conquistas. Trata-se de uma avaliação participada, para a qual contribuem distintos atores: a criança, os pais e o educador.
A rotina diária prevê tempos de trabalho individual, de jogo espontâneo, bem como em grande grupo e um tempo de interação e de partilha de saberes. O período de planificação é realizado semanalmente indo de encontro aos interesses e necessidades das crianças.
A metodologia de projeto constituiu o nosso modelo pedagógico por excelência, porém, na nossa prática também nos baseamos nos modelos High-Scope, Reggio Emilia, e método Montessori.
 
AS NOSSAS SALAS
Terceiro ano: Adquirir uma maior coordenação e controle dinâmico do corpo; promover a integração do grupo dando a conhecer às crianças a existência de determinadas regras e normas sociais. Sensibilizar a criança para o mundo sonoro que a rodeia, levando-a a exprimir através da música, teatro e dança, sentimentos e emoções.
 
Quarto/quinto ano: Promover a autonomia e autoestima da criança; descobrir as potencialidades motoras das diferentes partes do corpo; levar a criança a vivenciar diferentes papéis sociais; desenvolver competências de leitura e escrita. Identificar os seus próprios sentimentos, necessidades e emoções e saber comunicá-los aos outros, bem como identificar e respeitar os outros; valorizar a importância do meio ambiente, e da sua qualidade para a vida humana, mostrando atitudes de respeito e cuidado, intervindo na medida das suas possibilidades; utilizar as possibilidades de representação matemática, para descrever alguns objetos e situações do meio envolvente, suas caraterísticas e propriedades.
 
O Centro Juvenil de Campanhã - Seminário dos Meninos Desamparados é uma Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1814
 
 
O Estabelecimento de Educação Pré-Escolar é apoiado pelo Ministério da Educação
 
 
Subscreva a nossa newsletter
 
 
Visite a nossa página no facebook